Who? What?

Sobre o autor:

Sociólogo retirante e emigrante, conduz uma pesquisa secreta para o governo brasileiro sobre as bases românticas do jeito nacional de achar que todos os problemas se resolvem debaixo da torre Eiffel, ou podem ser desovados no Tâmisa. Futuro presidente, ou ditador dandy, depende do que vai ser do PT.

Interesses: ciências sociais, naturais, incomuns, exatas, imperfeitas, contraditórias; religiões, magia, ocultismo e conversa com espíritos; viagens e fotografia. Comer não é interesse, mas é interessante.

Sobre o blog:

Na verdade, tudo isso aí é uma grande tentativa de atacar de frente esse deslumbramento com as coisas de lá e daqui, deslumbramento esse que até hoje sobrevive como antropofagia disfarçada. Somos ainda vítimas de constantes “orientalismos”, nos dizeres do saudoso Edward Said, vítimas e também algozes, porque a ignorância de água parada de quem não se informa contribui para que a Europa (essa deusa), entre outros continentes, continuem nos enfiando goela abaixo imaginários mais que fabricados. Lá eu pude ver a pobreza, muita, injustiça se compra aos quilos no mercado da intolerância, do xenofobismo. Em suma, civilização é metáfora, quando muito, um ideal a ser alcançado num futuro cara-pálida. Espero com minhas discussões e noticiários contribuir para que você, quando descer no aeroporto do lado de lá do atlântico, esteja preparado para encontrar aquilo que na escola te disseram que não existe.

Não, não é conversa de quem foi imigrante amargo: é papo sério de quem teve a sorte de elite e se educou um cadinho e tomou muito na cara, achando que ia discutir filosofia todos os dias nos cafés da Baixa-Chiado, de Montmartre ou Notting Hill, e topou com velha tríade da vida simples (mulher, futebol, cerveja) como adágio universal, linguagem de sempre, costura dos trópicos.

Além disso, serve isto tudo para um exercício pessoal, de circular as idéias: agregá-las, desnaturá-las, violentá-las ou dormir de conchinha com elas.

Anúncios
Be the first to start a conversation

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: