G 20: Thurday’s Front. (Pacifism at Excel Centre)

Posted on abril 2, 2009

0


 

Esse SIM é um Estado que a ONU deveria ajudar a criar.

Esse SIM é um Estado que a ONU deveria ajudar a criar.

 

Bem, fui dormir ontem dizendo que não ia hoje no Excel Centre. Não por medo de já estar na lista de mais procurados do MI5, ou por receio de acordar num galpão da Interpol em algum lugar do Adriático. Nada disso, foi só o cansaço mesmo, que ontem realmente foi complexo. Mas acordei hoje, dia lindo lá fora, não resisti: peguei a câmera, celular, e fui mais uma vez presenciar a história acontecendo.

 

Ok, tudo bem... eu me levanto!

Ok, tudo bem... eu me levanto!

 

Desta vez não tenho grandes relatos, nem vivi grandes emoções: o dia foi de paz. As linhas de metrô estavam fechadas, eu fui de ônibus até perto do Excel, desci e fui me aproximando. Estava fazendo fotos do panorama do esquema montado, quando notei um grupo de pessoas com bandeiras. Fui andando na direção, e pude logo prever que o dia seria tranqüilo: o esquema policial era enorme no lugar, as barricadas foram posicionadas de maneira estratégica para evitar que houvesse aglomeração muito grande de pessoas. Sem exageros, no ápice deviam ter por volta de 200 pessoas, no máximo, na frente da Reunião, fazendo seus barulhos.

 

-Sim, eu juro que desta vez eu vou me comportar.

-Sim, eu juro que desta vez eu vou me comportar.

 

Já que não ia ter polícia nem fortes emoções, já que eu não ia poder varar o bloqueio policial e me jogar nos pés do Obama e oferecer minha espada e meus serviços à Era de Aquário, o jeito foi ficar passeando e tirando fotos, fazendo vídeos. O grande acontecimento do dia foi a manifestação de um grande grupo de Etiopes contra o governo de Meles Zenawi, que eles acusam de ser genocida. Não duvido, por saber que o tecido político da África ainda padece dessas enfermidades. Fora isso, um grupo de jovens que protestava por empregos era um outro grupo grande. O resto era composto daquelas figuras excêntricas, gente Andy Warhol, e de alguns outros militantes sérios, que apesar de poucos ou sozinhos, davam seu recado.

 

Uma das manifestações mais organizadas e bonitas que já vi. Deixo aqui meu respeito.

Uma das manifestações mais organizadas e bonitas que já vi. Deixo aqui meu respeito.

 

O grande momento do dia foi quando a BBC e a CNN (ou NBC, ou ABC, ou sei lá qual agência americana) vieram até nós, filmaram-nos ao vivo. Eu pude gritar algumas coisas contra o zionismo de Israel e segurar minha faixa pró-palestina. Eu faço isso porque acredito que a faixa de Gaza é um dos grandes emblemas do tanto que ainda estamos longe de atingir consensos mais que óbvios, rumo a um maior respeito aos direitos humanos. Sei dos problemas do Brasil, mas o momento agora é aproveitar as denúncias feitas contra Israel pela Anistia Internacional e colocar mais lenha na fogueira. Acho que dar atenção para Gaza agora é atacar um problema que atinge o mundo todo, o Brasil principalmente: a hipocrisia e mal-caratismo da classe política e os genocídios “velados” que os governos praticam todos os dias contra a parte desassistida de suas populações.

 

- Eu quero mandar um beijo para meu pai, para minha mãe, e para você não... que você é branca do olho azul!

- Eu quero mandar um beijo para meu pai, para minha mãe, e para você não... que você é branca do olho azul!

 

E essa foi a quinta-feira na frente da Reunião do G 20. Li as notícias quando cheguei em casa, e assisti os comentários na BBC (ok, eu estava mesmo era querendo ver se apareci)  dizendo que o summit teve resultados além do esperado. Oxalá seja assim mesmo, que meu otimismo anda precisando de um óleo nas engrenagens. Apesar de todo meu criticismo, guardo no peito o desejo sincero de ver toda essa gente de terno e gravata acertando um caminho comum que guie o mundo todo para rumos efetivamente humanos. 

 

- Sim, e o Obama é a reencarnação de Bartolomeu.

- Sim, e como eu estava dizendo, o Obama é a reencarnação de Bartolomeu.

 

Para quem não sabe ainda, tive o prazer de ver três matérias minhas com fotos sobre a cobertura que fiz do G 20 sendo vinculadas pelo Terra e pela Globo. Para acessar basta clicar aqui aqui, para minhas matérias no Terra, e aqui, para a matéria na Globo.

No mais, passarei o final de semana estudando e lendo, e segunda-feira solto algo sério, nesse exercício de sociologia da contemporaniedade nossa de cada dia.

 

- Quem acredita que vou passar o final de semana estudando, levanta a mão... ou pelo menos me dá uma olhadinha.

- Quem acredita que vou passar o final de semana estudando, levanta a mão... ou pelo menos me dá uma olhadinha.

 

Over and out.

Anúncios
Posted in: Sociologismos.